Tuesday, February 14, 2006

Erasmo...e o Erasmus

 



Bom em primeiro lugar devo um pedido de desculpas aos caros leitores deste blog (que nao devem ser muitos). Pois é reconheço, este blog é uma meR*%&$...propûs me a elucidar vos de coisas importantes da vida...e falhei o objectivo traçado. Não vou arranjar desculpas nem razões por não ter escrito quase nada no blog, mas dizer vos simplesmente...que sou um preguiçoso do caraças.."one lazy bastard" como dizem os ingleses.
Bom como sabem..eu e outros colegas meus vamos embarcar nesta aventura que é o Erasmus. Perguntarão vocês (e com pertinência)..mas o que é o erasmus? mas o que é que este tipo esta praqui a falar???
Ora bem..em primeiro lugar..para compreendermos este conceito "Erasmus", temos de ir à raiz do conceito, isto é à etimologia da palavra.
Eu, como uma pessoa preocupada e interessada nestes assuntos de relevante interesse público..tive o cuidado de ir investigar:

"O Programa Erasmus foi instituído oficialmente em 1987, abarcando um núcleo de onze países; actualmente abrange os quinze países da UE..." Sedente de conhecimento, aberto a diferentes culturas e com uma trajectória biográfica repartida por múltiplas cidades da Europa, Erasmo de Roterdão converteu-se no modelo inspirador do programa europeu de mobilidade de estudantes e docentes do ensino superior.
Em 1976 o nome deste filósofo e teólogo renascentista baptizava, assim, o primeiro ensaio do projecto de intercâmbio que, depois de instituído oficialmente em 1987, vem colocando ano após ano um crescente número de jovens em universidades estrangeiras para realizar uma parte dos seus estudos.."
Portanto como vêem foi este grande senhor..Erasmo De Roterdão que deu o nome a esta cena de "não fazer boi"..que eu vou fazer nos proximos 6 meses..graças a ele tenho oportunidade de sair da CATOLICA por uns tempos..por forma a recuperar a minha sanidade mental..lá pros lados do mediterrãneo em Valencia.
E depois do Erasmus??..vai um Leonardozito ?..pois é um amigo meu que tb vai para Erasmus..ja anda a pensar no Leonardo. Trata-se de mais um programa de "não fazer boi" para os estudantes universitários.
Uma dúvida paira na minha cabeça, quanto a estes programas de "estudo", e que é o seguinte:
é que se há Erasmus..Sócrates e Leonardo, ComCerteza que haverá tb Platão..Aristóteles...Donatello...MiguelAngelo...etc...estes ilustres senhores são a nossa salvação da tortuosa vida de estudante..e por isso não posso deixar de dizer...VIVA AS TARTARUGAS NINJA!!!! "COWAAABONGAAAAA....IT'S PARTY TIMEEEEE"
E termino com uma citação de 1 grande sábio q eu estimo muito - "Não Sou Grego nem Ateniense, mas sim um cidadão do Mundo" - SÓCRATES.
Devo repreender contudo a minha ignorância, pois só tomei conhecimento desta bela frase, um dia qndo ia no metro a caminho da faculdade (incrivel o que podemos aprender no metro a caminho da faculdade).
Portanto ficam já a saber..para os mais distraídos.. que esta frase encontra-se estrampada numa parade da estação (Metro) da Cidade Universitária..por isso..não sejam ignorantes..e façam masé o favor de se dirigirem para lá..e vejam, contemplem essa bela frase...esse belo Monumento!
Também sugiro que deÊm uma vista de olhos nos mosaicos artísticos que lá se encontram...Muito Bonito! :)
Porque se pensam que é a ficar 5 ANOS fechados numa faculdade que vão aprender alguma coisa..MANQUEM-SE..que não é nada disso!! viajem, visitem outros sítios..travem conhecimentos com pessoas doutros lugares e de diferentes culturas..isto sim é APRENDER!
O Erasmus é o meu passaporte para as grades viagens.
Lisbon....Valencia...e depois quem sabe...Talvez o Mundo! :) Posted by Picasa

0 Comments:

Post a Comment

<< Home