Thursday, May 18, 2006

Obras Primas

Hola mas una vece!!
Como sabem, tive no Museu de Arte Reina Sofia em Madrid, onde pude contemplar algumas grandes obras-primas. Aqui tÊm 3 quadros que me fascinaram bastante, contemplem bem.....aqui fica um pouco da sua história.


"Guernica" de Picasso

Para os mais incultos, esta obra representa um dos acontecimentos mais marcantes da Guerra Civil espanhola (1937). "El paño entero esta entristecido. El negro y el blanco evocan la muerte".

"la guerra de España es la batalla de la reacción contra la gente, contra la libertad. La vida de "Todo mi" artista era sólo una lucha continua contra la reacción y la muerte del arte. En la trampa sobre la cual trabajo y que llamaré 'Guernica' y en todos mis trabajos recientes, expreso claramente mi horror de la casta militar que hizo de España un fregadero en un océano de dolor y la muerte" -

Pablo Picasso

Picasso adopta uma postura frontal contra o general Franco, ao lado dos Republicanos (1936).
O quadro representa o bombardeamento da villa vasca - Guernica, levada a cabo por Hitler, donde resultou a morte de muitos inocentes. A violencia, a dor, e o sofrimento das pessoas está nitidamente representado no quadro (veja-se as expressoes das figuras no quadro).

O mais ridiculo, o motivo que levou ao bombardeamento,sem qq motivo politico ou estratégico, a intencao de Hitler era testar os seus novos avioes de guerra e o seu armamento, antes da eclosao da II Grande Guerra.

Franco aproveitou o acontecimento, para lancar as culpas sobre os Republicanos, com o argumento de que teriam cometido um ataque na sua própria zona, para poder acusar os nacionalistas de Franco.

Picasso transtornado, exprime a sua cólera sobre um pano de 8 metros de largura. Assim nasceu a obra "Guernica".

Terminada a Guerra civil espanhola, com a derrota do governo Republicano, a obra "Guernica" nao ficou em Espanha, pois a intencao de Picasso era que nao caisse nas maos dos Franquistas. Assim o quadro foi para o "Museum of Modern Art" em Nova Iorque. Por desejo expresso de Picasso, o quadro nao voltaria a Espanha, até que fosse instalada a democracia em Espanha. Com a morte de Franco (1975), Espanha voltaria a ser um país livre e Democrático, e o quadro regressa de Nova Iorque, sendo exposto no "Casón del Buen Retiro" (dependencia del Museo del Prado para las colecciones de los siglos XIX y XX). Posteriormente o quadro seria transferido para o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía, onde se encontra hoje em exposicao, para a delícia de milhoes de espectadores que já tiveram a oportunidade de apreciar esta magnífica obra prima.

Recentemente surgiu uma grande polémica, ao ter sido solicitado pelo Governo Basco a sua exposicao no museu Guggenheim (Bilbao), com o argumento de que se tratava de uma pintura Basca, porém o seu delicado estado de conservacao, desaconselhava a sua transladacao. Além disso, o proprio Picasso deixou por escrito, o desejo de ver "Guernica" no Museu do Prado em Madrid. A obra representa a guerra de Espanha, e como qq obra de arte, é universal, alheia a nacionalismos e sectarismos.

Gostei muito de ver esta obra pela 2ª vez, e se puder voltarei mais vezes a Madrid, nem que seja só para voltar a ver este quadro!

"La persistencia de la Memoria" - Salvador Dáli (1931)

Este quadro tão pequeno (24x33cm) é provavelmente a mais conhecida de todas as obras de Dali. A flacidez dos relógios dependurados e escorregando mostram uma preocupação/obssesao humana, com o tempo e a memória. O próprio Dali está presente, na forma da cabeça adormecida que já apareceu em outros quadros. Segundo ele, a idéia do quadro ocorreu e como a paisagem já estava pronta, levou apenas 2 horas para realizá-lo. Quando Gala (sua companheira), voltou do cinema e viu o quadro, previu que quem visse este quadro jamais o esqueceria.

"O Grande Masturbador" - Salvador Dalí

Dali, um dos maiores representantes do Movimento Surrealista, nasceu na Catalunha (1904).

O Surrealismo, que começou como um movimento literário francês, logo ficou popular em todo o mundo da arte. Baseado na arte primitiva, aceitava o uso de formas e objectos nas mais estranhas e distorcidas maneiras. Mas o uso abusivo de elementos escatológicos nas suas obras fez com que Dali fosse expulso do grupo. Dalí respondeu à sua expulsão declarando "O surrealismo sou eu". Os outros surrealistas passaram então a referir-se a Dalí no passado, como se o pintor estivesse morto.

Dali se autodenominava "crítico paranóico" e acreditava que a sua genialidade era capaz de estimular um estado de loucura sem usar drogas, sendo capaz de reproduzir alucinações e voltar, em seguida, ao estado de consciência plena.

Os surrealistas deixam o mundo real para penetrarem no irreal, pois a emoção mais profunda do ser tem todas as possibilidades de se expressar apenas com a aproximação do fantástico, no ponto onde a razão humana perde o controle.

Influenciado pelas ideias de Freud e Jung, Dalí defendia que os quadros deveriam permitir uma interpretação livre, baseada em “associações delirantes”, através dos sonhos, pesadelos, fantasias e paranóias de cada um. Exemplos da aplicação deste método são O grande masturbador, A persistência da memória, Enigma sem fim...

O Grande masturbador, retratrado aqui representa o imaginário, as fantasias, os desejos eróticos do próprio Dalí. - Grande rebarbadao que era! (pequeno à parte).

Além de rebarbadao...era Cabrao!! Roubou a mulher ao poeta surrealista Paul Eluard, fez dela sua amante, e depois casou-se com ela! "No verão de 1929, o casal Élouard viajou para Portlligat, o refúgio de Dali. (pois..pois, muito conveniente o cabrao refugiar-se ali para sacar a "dama" do outro...cabr** lol). Durante um fim de semana, Gala e Dali - que se dizia virgem – apaixonaram-se: "Cuando la encontré no le pude hablar, sacudido por una sonrisa, demente, cataclismo, fanatismo, abismo, terror"- e fizeram o pacto de jamais se separarem. Gala abandonou o marido para acompanhar o mais delirante artista do século XX. Grande Senhor...ei-lo....

só o bigodinho do home......define a personagem!!!!
Dali com sua senhora

Dali ainda chegou a participar no mundo da publicidade, e do cinema, participando na criacao do filme: “Um cão andaluz”. (1929), que segundo o cineasta Luis Buñuel, "Um cão andaluz não existiria se o surrealismo não existisse."

Em 1983, Dali criou a Fundação Gala-Salvador Dali, que administra seu legado artístico e intelectual. A última aparição pública de Dali na televisão mostrou um homem esquálido, com cabelos ralos e um tubo nasal pelo qual se alimentava há 4 anos. Encerrou a entrevista com as mãos trêmulas, muito agitado,gritando e repetindo várias vezes que “os génios não deviam morrer”. O grande Mestre, louco genial, morreu em 23 de Janeiro de 1989, na Torre Galatea.

Eis algumas citacoes do Ilustre, que imortalizaram o artista:

"eu não uso droga: Eu sou a droga."

"A única diferença entre eu e um louco é que eu não sou louco!"

"Há alguns dias que eu penso que vou morrer de overdose de satisfação."

"Eu vivo em permanente estado de erecção intelectual."

"Como posso querer que meus amigos entendam as coisas loucas que passam pela minha cabeça, se eu mesmo, não entendo?"

"Todas as manhãs, quando acordo, a maior das alegrias é minha: a de ser Salvador Dalí".

"Se morro, não morrerei totalmente."

“os génios não deviam morrer” (a minha preferida hehe)

1 Comments:

Blogger GURU-JR. said...

Quem diria que afinal tens inteligencia, que descoberta incrivel digna de abrir o noticiario da tvi. ES un artista da bola. Saudacoes de berlin. Chove nesta merdaaa a potes. ab pepe

12:33 PM  

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