Tuesday, November 14, 2006

Justiça Negra Vs Justiça Côr de Rosa








A Justiça em Portugal é um problema que não pode suscitar muita polémica..
A resposta é simples, porque ela não existe, ou nos casos raríssimos em que existe, é muito tardia!!! Mas isto ja não é novidade!!!
Ora eu no outro dia quando ia andar na rua, reparei num quiosque a notícia de um Jornal( capa do Diario Economico), com letras enormes o seguinte título: "HÁ 13 CRIMES ECONOMICOS POR DIA EM PORTUGAL"!!!! (qualquer coisa deste género).

Tomei logo interesse, como cidadão preocupado e atento a estas materias ( para alem de estar directamente relacionado com Direito Penal Da Empresa, cadeira que estou a frequentar este semestre).

A notícia refere-se aos crimes económicos (normalmente praticados pelas empresas): Fraude Fiscal, Burla,Corrupção, Branqueamento de Capitais; infracções de tecnologias informáticas, etc...
Segundo a informação, avançada pelo jornal, ao que parece são praticados 13 crimes economicos destes tipos por dia. (ou seja todos os dias = 13 crimes; façam as contas e vejam quantos crimes destes sao praticados por ano).

Mas o pior não é isso, o pior crime é mesmo a justiça não ter um meio eficaz de combate-los.
a Noticia avançava: a PJ investiga, quando existam indícios da prática daqueles crimes: Só este ano (entre janeiro 2005 e outubro 2006), o Ministério Público abriu mais de 8 mil inquéritos relativos a indícios da pratica destes crimes.
Estes crimes sao dos piores crimes que há, pq são crimes que afectam o país, designadamente a economia (cerca de 9% do PIB), subtraem fundos ao estado, é dinheiro que deve entrar nos cofres do Estado,é dinheiro que deve ser investido em sectores como a saude, a educaçao,Segurança Social, etc..mas fica retido nos bolsos dos empresários. Ora isto agrava muito a situação economico-financeira do país, agrava o défice, e nessa medida agrava a Carga Fiscal a que ficam sujeitos os Contribuintes. Portanto quem paga, são os cidadãos que pagam impostos, que passam a pagar mais!!!!

Os cabroes dos empresários que não declaram rendimentos para fugir aos impostos, que tÊm contas bancárias em paraísos fiscais (Suiças,ilhas Caimãs e afins), onde o fisco não pode chegar ate eles, ou que declaram despesas com actividades que nunca existiram..conseguem roubar milhoes ao Estado.
Mas o Pior disto tudo: sabemos que os crimes existem, há indícios, são investigados, mas nunca chegam aos tribunais.
Mais uma vez a noticia nos diz, " dos inquéritos do Ministerio Publico, so 25 % chegam a tribunal".... conclusão...75% dos ladroes saiem impunes!!!!

Ora Isto é UM ULTRAJE...para um Estado que reclama ser um "Estado de Direito" (art 2º CRP)

Outros casos que manifestamente me metem nojo (mais por razoes pessoais) , a aplicação de coimas ilegais por contra-ordenaçoes inexistentes por bófias atrasados mentais, deficientes e incompetentes.
Por Exemplo, ao cidadão "J" é aplicado uma coima ilegal (que por interpretação literal e lógica da lei não deveria ter sido aplicada. Mas o dito atrasado mental, assim entendeu aplica-la, fazendo uma interpretaçao puramente ignorante da lei - Escusado será dizer que tal disparate deveria ser punida com despedimento por justa causa, no minimo!!).O cidadão paga sob ameaça de agravamento, e reclama para o Governador Civil de Lisboa! o Cidadão num espaço de 1 ano e meio dirige-se aos serviços da DGV para saber se há novidades......" DESCULPE, MAS O PROCESSO FOI ARQUIVADO".
o Dito cujo pede a consulta do processo: " Desculpe, mas o Processo ainda não saiu da Esquadra da policia"
Só lamentaçoes e mais lamentaçoes, mas dar resposta útil aos problemas dos cidadãos....NAO!!!!

Conclusao: o Sistema nao funciona!

Se estivessemos nos EUA, a questão seria resolvido de outro modo:

Pois, refiro me a um país onde um gordo qualquer (para nao ofender, "doente com obesidade"), mete 1 processo contra a Firma "Macdonalds", alegando que desconhecia que a comida gordurosa que comia todos os dias, engordava e podia provocar graves problemas de saude (colesterol, e etc),ou um individuo que mete uma acção contra a "Marlboro", alegando que desconhecia os maleficios do tabaco - " o quê??? provoca cancro do pulmão....ahhhhh nao sabia...vou processá-los porque nao me informaram!!!"
O ridiculo, é que num espaço de 2 ou 3 meses, estes "miticos" personagens ficam ricos com as avultíssimas indeminizaçoes que recebem .
Temos Tambem o caso de Pamela Bach (ex mulher de David Hasselhoff), que pediu em tribunal, DEZ MIL DOLARES por SEMANA para fazer face aos "CUIDADOS COM A BELEZA" e acessórios de roupa. Gostos Caros.

Ora isto corresponde ao que eu gosto de chamar de "Justiça Cor De Rosa", é Justiça a mais, é tanta Justiça que acaba por gerar uma Injustiça. a Isto corresponde o panorama da Justiça Norte-Americana. " É uma ganda Américaaaa!!"
Em Portugal, o estado da justiça leva me a designá-la de Justiça Negra, que por ser tão diminuta e reduzida acaba também por gerar Injustiça!

Meus amigos, não vale a pena falar de Justiça - ela não existe!
Ao Proferir esta sentença, resta me apenas bater com o martelo da Justiça na mesa e dizer..."dou por terminada a sessão".

Vou viver para Espanha!

Javier

Thursday, November 09, 2006

Má Disposição Matinal

Oh mas que conooo...que passa en este pays???...jóder!!!!
Mas que merda vem a ser esta hein?...mais um dia de greve nos transportes metropolitanos ???!!!!....Isto é absolutamente intolerável!
Dto á greve?? sindicatos??? defesa dos interesses dos trabalhadores?
Mas o que é que estas questões interessam ao utente?..em que medida a felicidade do cabrao do trabalhador/funcionario do metro de Lisboa me interessa a mim???
Eu e 90% dos utentes daquele serviço (eu aqui tb falo por eles) estamo-nos a cagar para isso!
Vivemos hoje num estado social ( com reconhecimento de direitos fundamentais sociais dos trabalhadores é certo), mas num estado social que se caracteriza acima de tudo por ter uma Administração Pública prestadora de Bens e serviços, util, capaz, competente e eficiente. (supostamente assim deveria ser)...MAS NAO É!!!
Uma greve nos transportes prejudica muita gente - trabalhadores, estudantes, e afins.
Os transportes alternativos não sao eficazes, devido á enorme afluencia de pessoas. Os serviços nao funcionam.
Querem defender os seus direitos face á entidade patronal?...façam o por outras vias que nao penalizem os utentes, pagadores de impostos.
Sei la... façam queixinhas ao provedor de Justiça, recorram á via judicial, façam o que entenderem....GREVE...NAO!!!!


O direito á greve, nao devia existir!
O estado tem de prestar serviços, os serviços tem que funcionar, os transportes têm de circular normalmente, para que as pessoas possam chegar ao seu local de trabalho a tempo e a horas, cumprirem os seus deveres profissionais, por sua via aumentar a produividade do pais, e por sua via ainda, tirar o país deste FOSSO economico e financeiro!, cujo buraco orçamental continua a aumentar de dia para dia.
TRABAHEM, e deixem-se de LAMURIAS!!!!!!
Nao é com lamentaçoes, protestos, e greves que vao resolver os seus problemas, e defender os seus direitos.

Ora eu hoje de manha tive que acordar mais cedo (Devido a greve do metro) para apanhar o Bus 701, para me levar ate Sete Rios. Tive 40 minutos á espera...8:40 chega o Bus 701, e logo atras em simultaneo, outro Bus 701 (tinha aula as 8:30). Ora 40 minutos a espera...nada!!! Passado 40 minutos...vem um e atras vem outro!
Ora a isto só tenho a dizer que a eficiencia da CARRIS é realmente espantosa!

Resultado: cheguei 40 minutos atrasado a aula de direio bancario.
O prof mandou resolver casos praticos.
eu esqueci me de trazer a legislaçao para a aula (pq sai de casa á pressa para apanhar o raio do Bus que tardou em aparecer)
O prof viu me sem legislaçao, a olhar para o branco das paredes, e...."Sr Charif...quer resolver o caso?"...
"Professor eu cheguei atrasado e nao apanhei o 1º caso pratico" (eram 2)
Prof Barona - "isso nao me interessa nada, resolvemos entao o 2º caso"

Fui brutalmente massacrado durante uns 15 minutos sem legisaçao, e "enrrabadinho" duplamente hoje de manha (1º pelos transportes, 2º pelo prof)
Nao fosse a greve do metro, ter que acordar + cedo, sair de casa a pressa (e por isso esquecer me da legisaçao bancaria), esperar 40 minutos o autocarro, tinha chegado a aula a tempo e horas, nao me teria esquecido da porcaria da legisaçao, tinha apanhado os casos praticos, e teria resolvido a porcaria do caso sem ser humilhado friamente pelo dito cujo....BARONA...O TERROR DA FAC DE DIREITO DA UCP!!!!

Cheguei atrasado, e nao soube resolver bem o caso pratico...A culpa foi da Greve!!!
Vou Viver para Espanha!!!!!!



(este texto foi escrito á pressa, com má disposiçao, e como se n bastasse a PUTA DO TECLADO N FUNCIONA COMO DEVE DE SER...tenho de carregar varias vezes na mesma tecla....falha o ZZZZZ, o llllllll o pppppp...bahhhhh...)
Conclusao que tenho a retirar disto tudo:

O SISTEMA NAO FUNCIONA!!!!!!!

Vou viver para Espanha!!!!!!

Javier

Thursday, November 02, 2006

Libertação da Mente

Caros amigos

Cá estou eu de novo na sala de informática da faculdade. Pois é, continuo com aquele " reles PC monte de merda" avariado, e por isso só vos posso escrever daqui.
Com bastante satisfação, reparei que o blog continua a ter leitores fieis (refiro me obviamente ao comentário do inútil do Pepe ao meu post anterior) :)
Quanto aos outros, os infieis ignóbeis, que deixaram de consultar este espaço útil de vastíssima informação e cultura, resta me apenas lamentar a sua falta de interesse e cultura, e desprezar a sua existÊncia. (hehehe..kidding)

Bem, como tenho pouco tempo, e como não consigo pensar em nada que não seja o Crime de Manipulação do Mercado - (de valores mobiliários, para quem tiver interesse - vide o artigo 379º do Código de Valores Mobiliários) - irei ser breve. Obviamente não vos vou maçar com este tema que nenhum sentido útil terá para vós (lol peço desculpa...tenham paciencia, é que acabei de ter uma aula de Direito Penal da Empresa) .
Caramba, já estou praqui a divagar...... o que é que isso vos interessa?... Rigorosamente nada!!!! São As aulas na Católica que causam este tipo de imbecilidades. Peço Desculpa

Nem sei porque raio estou a escrever este post...isto não faz sentido nenhum. ou será que faz.. ?...Para efeitos de libertação da mente, escrever aqui inutilidades imbecis como estas ajuda-me a torna-la mais sã, e a aliviar o stress, o que é sempre bom!!!
Isto aprendi eu no Erasmus em Valencia, com o meu mítico Mestre Enrique Anrubia (prof de etica y deontologia), que passava as aulas a dizer imbecilidades, e a sentir-se bem consigo mesmo. :)
Espero que tenham ficado esclarecidos.

Enfim....ontem enquanto passava os apontamentos de DIP, ouvi uma musica que mexeu comigo, me acalmou, que me serenou, que me deixou pensativo, que me fez reflectir sobre a vida, que me fez pensar sobre o dia a dia, as noites, o céu, a lua e as suas fases, tal como a vida, as pessoas que fazem parte dela, os amigos, as pessoas mais próximas, etc..
Não tendo mais nada a adiantar de momento,

despeço me por agora

El mitico Javier


Hands On Approach - Wonder Moon

Here comes the night
And for me it's the best part of the day
Even if I'm alone
I still sing a song
No matter what people say
I don't have another way

Screamin' loud
a bottle on the ground
with my friends sitting around
don't really matter
what's going on
I just care about the song
Uh, uh, uh, I like the sunset
It brings me back the moon.

I look at the sun
it's already gone
the blue sky is turning black
I'm waiting for her
with my cigar box
it seems to be so different
it's all gone so quiet.

Screamin' loud
a bottle on the ground
with my friends sitting around
don't really matter
what's going on
I just care about the song
Uh, uh, uh, I like the sunset
It brings me back the moon

When she arrives
I will sing all the songs that I know
until now it has been
this way

ihihihihihihihih lalalala...